Menu de círculos em cima da sidebar


Bom dia! Me desculpem pela demora para postar, eu prometo que vou tentar trazer posts com mais frequência <3 ah, e em breve trarei um layout free para vocês! Enfim, hoje trouxe um tutorial de um menu que eu acho muito fofo, e é bem simples e discreto ;3 (cliquem aqui para verem) e o propósito é que ele fique em cima dos gadgets, então também vou ensinar a deixar apenas um dos gadgets (no caso o do menu) transparente. Espero que gostem >u<

O primeiro passo é colar o seguinte código acima de ]]></b:skin>:

#menudecírculos { background: #COR; /* cor de fundo do menu */ text-shadow: 1px 1px 0 #COR; /* sombra do texto */ border: 1px solid #COR; /* borda */ color: #COR; /* cor do texto */ font-family: Georgia; /* fonte do texto */ font-size: 11px; /* tamanho da fonte */ text-align: center; /* alinhamento do texto */ padding-bottom : 8px; padding-left : 10px; margin-bottom: 8px; padding-right: 10px; padding-top: 8px; -webkit-border-radius: 30px; /* não altere */ -moz-border-radius: 30px; /* não altere */ border-radius: 30px; /* não altere */ -webkit-transition-duration: .60s; } #menudecírculos:hover { background: #COR; /* cor do fundo hover */ text-shadow: 1px 1px 0 #COR; /* sombra do texto hover */ border: 1px solid #COR; /* borda hover */ color: #COR; /* cor do texto hover */ padding-bottom : 8px; padding-left : 10px; margin-bottom: 8px; padding-right: 10px; padding-top: 8px; -webkit-border-radius: 30px; /* não altere */ -moz-border-radius: 30px; /* não altere */ border-radius: 30px; /* não altere */ -webkit-transition-duration: .60s; }

Faça as alterações e salve. Agora, adicione um gadget HTML/JavaScript e nele cole:

<a id="menudecírculos" a="" href="LINK">1</a> <a id="menudecírculos" a="" href="LINK">2</a> <a id="menudecírculos" a="" href="LINK">3</a>

Você pode substituir os números por letras, símbolos ou o que quiser. Só coloquei até o número 3 na caixinha, mas se quiser colocar mais é só continuar a sequência (ou não, pode ser fora de ordem também, nada contra :p). Bom, agora que já temos o menu pronto, só falta fazer o gadget do mesmo ficar transparente. (Antes de tudo, eu recomendo que você coloque o gagdet do menu como o primeiro, é só ir em "layout" e trocar a posição dele).

O que vamos fazer agora eu aprendi no falecido Cherry Bomb, que é editar um gadget específico da sidebar, ou seja, a sua edição vai valer apenas para o gadget que você escolheu, fazendo com que ele seja diferente (o diferentão, 7 bilhões de gadgets mas ELE).

Preste atenção para não se confundir nessa parte! A primeira coisa que você vai fazer é abrir seu html e, apertando ctrl+f, procurar pelo nome que você deu ao gadget do menu, e vai encontrar o seguinte:

(clique para ver melhor)

Veja que onde aparece o nome do gadget vai aparecer algo como 'HTML1', 'HTML2' etc, o que você vai fazer é pegar isso, que representa o gadget (por exemplo, se eu quisesse o gadget "mais acessados" eu teria que pegar o 'HTML3') e vamos usar isto no código seguinte, que deve ser colado também acima de ]]></b:skin>:

#HTMLX {
background: transparent; /*Cor de fundo do gadget*/
}
#HTMLX h2 {
/*Estilos para o título do gadget*/
font-family: Verdana;
color: transparent;
font-size: 1px;
background-color: transparent;
}

A única coisa que você vai alterar do código é, obviamente, o "X", que você vai substituir pelo que você conseguiu pesquisando o nome do gadget. Ah, algo importante: se seus gadgets tiverem borda embaixo ou algo assim, pode ser que ela apareça, então você vai ter que adicionar a borda ao código acima porém colocá-la transparente, assim:

border-bottom: 1px transparent;

Visualize para ver se funcionou, e se tiver ocorrido tudo bem, este será o resultado: {} eu borrei a imagem porque este é um layout que fiz há muito tempo e que pretendo transformar em um layout free, então é para não estragar a surpresa ^u^ espero que não tenha ficado confuso.. caso tenham alguma dúvida, ficarei feliz em ajudar! Até mais o/

5 comentários:

  1. Wow, que layout mais amorzinho... Simples, objetivo e lindo. Adorei, assim como adorei o blog. Já estou seguindo. Enfim, olá! ♥ Também não tenho postado com muita frequência, mas acho que ninguém está depois de as aulas terem voltado, não é? Enfim, não consegui ver o preview, mas o tutorial está bem explicadinho. Gostei da sua preocupação em deixar tudo bem claro.

    Carinhosamente, Jheni.
    [empire k.] [15 outonos] [stupide]

    ResponderExcluir
  2. Olá Cat, que bom que você postou menus, afinal ficam bonitinhos nos blogs. O tuto está bem explicado e esse blog está sendo um bom blog. Se um dia eu querer aplicar o tutorial, vou vir aqui. Obrigada pelo post <33

    Bye bye (^-^)//
    O Snack Cheese foi pra escola~| Clique aqui, e vá ao encontro do SC! (´ω`♡%)

    ResponderExcluir
  3. hello,hello!não dá pra comentar sobre o post sorry :(!
    mas vc poderia disponibilizar modelos de comentários?Obrigadan nei

    ResponderExcluir
  4. Irei fazer um commet decente -q.Bem hellou ^^.
    Você explicou muito bem,parabéns.Só não consegui visualizar!Mas sei que estará lindo!Parabéns,seu blogg é muito desu-desu :3.

    ResponderExcluir
  5. |ღ ♬ - Nova leitora por aqui! - ♬ ღ|
    Vamo começar elogiando pra caramba esse layout extra-mega fofo.
    Ok.
    Esse tutorial tá super explicadinho, é uma pena que o link bugou, e eu não consegui ver o resultado ;-; Mas tenho certeza que tá maravilindo <3

    Beijos!

    Aqui está o link do meu cantinho!

    ☆♕Jullia Felibel♕☆

    ResponderExcluir

retire os asteriscos para usar o código abaixo e preencha com as informações do seu blog ✨

<*a href="http://seublog.blogspot.com/">nome do blog<*/a*>